Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. Ela permite uma avaliação e um acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética e a definição das parcerias de trabalho entre os alunos. Além disso, representa um momento no qual as crianças têm a oportunidade de refletir, com a ajuda do professor, sobre aquilo que escrevem.
(texto retirado da revista Nova Escola - edição especial - março 2009)
O avaliação abaixo apliquei neste início de ano letivo (2010) na sala de 1º ano onde leciono.
(a figura do quebra cabeça foi entregue em folha separada, para ser recortado e montado na folha de avaliação)
As palavras ditadas: HIPÓPÓTAMO / JACARÉ / LEÃO / BOI
A frase ditada: O BOI COME CAPIM
0 comentários:
Postar um comentário